carregando
logo
Sábado, 23 de Novembro - 2024
 
img

ao vivo

RÁDIO DIFUSORA ARCO-ÍRIS

Rádio Difusora de Araputanga

Enviar pedido
Geral

ARAPUTANGA REGISTRA O PRIMEIRO CASO POSITIVO PARA A FEBRE CHIKUNGUNYA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Não é de hoje que a população de Araputanga está sendo alertada sobre os perigos provocados pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Falando de Araputanga-MT, a maioria dos criadouros do Aedes Aegypti são encontrados em depósitos domiciliares e isto sempre foi motivo de muita preocupação, pois os moradores deveriam ser os principais agentes na eliminação desses criadouros, a fim de se impedir o ciclo de reprodução desse mosquito. Infelizmente, a notícia não é das melhores: o primeiro caso da Febre Chikungunya foi CONFIRMADO na cidade de Araputanga, através do exame de sorologia, colhido a partir do nono dia do início dos sinais e sintomas em uma paci

Segundo a enfermeira da Vigilância em Saúde, Rafaela Feliciani Trevisan da Rocha: “À partir deste primeiro caso confirmado laboratorialmente, constata-se que há o vírus circulante da Chikungunya, assim o município está susceptível à propagação do vírus, devido termos o Índice de Infestação Predial muito alto. Araputanga está em alerta para epidemia da Febre Chikungunya.” 

O vírus da Chikungunya pode ser transmitido por duas espécies de mosquito, o Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus, sendo este último encontrado em zonas rurais. A infecção pelo vírus provoca sintomas parecidos com os da Dengue, no entanto a dor nas articulações é muito maior. O tratamento é paliativo, já que há apenas medicamentos para aliviar os sintomas.

A prevenção contra a Chikungunya é semelhante à da Dengue e da Zika, e tem por objetivo a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor, por isso é de fundamental importância que haja colaboração e esforço por parte da população araputanguense.

Fonte: Vigilância Municipal de Saúde

3305Visitas