Dom Antônio Emídio Vilar deixara a Diocese de São Luiz de Cáceres
Dom Antonio Emídio Vilar deixara a diocese de Cáceres. Em nota publicada no site oficial da diocese, o bispo diocesano explica o motivo
Caros irmãos e irmãs,
Hoje, dia 28 de setembro, foi publicado que o Papa Francisco me nomeou bispo da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo aceitando a renúncia por idade (75 anos) do seu bispo diocesano, Dom David Dias Pimentel.
Eu recebi esta comunicação 15 dias atrás, com a obrigação do segredo pontifício. Quando a Nunciatura me comunicou a nomeação, eu fiquei perplexo. Mas, o bispo serve a Igreja onde ela precisar dele. Depois, como Salesiano de Dom Bosco, meu pai e mestre ensinou que um desejo do Papa é uma ordem para nós.
Já sinto saudades da Diocese de São Luiz de Cáceres depois de ter completado oito anos de vida e ministério aqui. Agradeço muito a todos, pois aqui aprendi a ser bispo, fui muito bem acolhido, amado e contagiado pela fé profunda e simples dos fiéis, por seu sentido de pertença à Igreja, seu zelo missionário e seu protagonismo leigo. Do clero, dos religiosos e das religiosas, senti o ardor e a doação da consagração a Deus e ao seu povo, na pregação, na oração e no serviço ao rebanho.
Eu estarei aqui respondendo pela Diocese de São Luiz de Cáceres até dia 18 de novembro, início da 49ª Assembleia Diocesana de Pastoral.
A posse na Diocese de São João da Boa Vista será no dia 20 de novembro.
Que na nova missão eu possa viver meu lema episcopal: a vida pelas ovelhas. Que eu viva este mesmo amor experimentado aqui em terras mato-grossenses, do Pantanal, da Amazônia e do Cerrado. Levo comigo um coração mato-grossense.
Rezem por mim! Confio em suas orações!
O meu abraço a todos! E que Deus os abençoe!
Dom Antonio Emidio Vilar, SDB, o seu bispo nomeado.