Observatório registra três abalos em MT
Natália Araújo, Redação A Gazeta
Mato Grosso registrou três abalos sísmicos em diferentes cidades este mês, segundo informações do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB).
Os tremores de baixa magnitude aconteceram em Colíder (650 km ao Norte), no dia 07, às 21h37; em Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-norte), na madrugada do dia 09, às 03h47, e, por fim, em Brasnorte (579 km a noroeste), às 04h34 da quinta-feira passada (14).
A magnitude dos eventos ocorridos este mês chegou à casa dos 2.8, na escala Richter. Esse número foi registrado em Porto dos Gaúchos.
De acordo com a geógrafa do Obsis, Eveline Sayão, esse tipo de ocorrência não causa grandes impactos.
“Quando ocorre de alguém sentir um abalo dessa magnitude, na verdade, é um leve tremor. É semelhante a quando um carro de carga pesada passa na rua”, menciona. Além disso, nem todo abalo causa movimentação no solo. A profissional destaca ainda que não há como prever esse tipo de acontecimento, apenas monitorá-los. Atividade essa que é realizada pelo observatório. Além disso, os tremores podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite.
Sayão explana que os abalos ocorrem justamente porque, onde existem falhas geológicas há um acúmulo de tensão. Contudo, chega um momento em que é preciso liberar essa tensão. “É esse acúmulo que vai determinar também a magnitude do abalo. Contudo, em Mato Grosso, essa taxa é muito baixa”.
Sayão explica que todo o território brasileiro pode contabilizar esse tipo de ocorrência, porém, sem grande impacto, uma vez que não estamos nas regiões de bordas das placas terrestres.
Porto dos Gaúchos é uma região onde várias ocorrências foram registradas e, de acordo com a profissional, isso se deve às inúmeras falhas geológicas, que o local possui. Ali, inclusive, foi notificada uma ocorrência com um grau relativamente forte, totalizando cinco na escala Richter, em 2005.
Este ano, já foram registradas 19 ocorrências de abalos sísmicos em todo o Estado, em diferentes cidades. Não há registros na Capital e em Várzea Grande.
O mais próximo da Grande Cuiabá, onde ocorreram abalos sísmicos, foi em Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul).
Em fevereiro do ano passado, Confresa (1.160 km a Noroeste) registrou um abalo de 4.1 na escala padrão.
O número é alto, uma vez que está acima da média matogrossense de 3 pontos. Neste caso, os moradores da cidade relataram que sentiram tremor leve.